O que é Clínica Geral?

A clínica geral é a especialidade odontológica que envolve a prevenção, diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de doenças e desordens dos dentes e gengivas. A clínica geral tem como meta a odontologia preventiva, já que os exames regulares e manutenção da saúde bucal podem impedir o desenvolvimento de sérios problemas dentários que exigem onerosos tratamentos.

O profissional da clínica geral (chamado de clínico geral) presta serviços relacionados à conservação da higiene oral e saúde dentária. O clínico geral atende seus pacientes através do diagnóstico, planejamento e execução do seu tratamento com os melhores recursos que a odontologia moderna pode lhe oferecer, inclusive com o apoio dos dentistas especialistas, quando necessário.

A importância do Clínico Geral

O dentista clínico geral é muito importante, pois sua atuação é a primeira na linha de defesa contra os problemas da saúde bucal. Caso o paciente necessite de procedimentos especiais, será encaminhado para o especialista mais indicado para o caso.

A importância do bom clínico geral é que este profissional permanece estudando e se atualizando em todas as áreas da odontologia para conhecer o estágio atual de todas elas, sem se aprofundar completamente em nenhuma delas, como no caso do especialista.

O clínico geral está apto a diagnosticar, planejar e executar a maioria dos tratamentos necessários ao seu paciente. Ele é capaz de fazer uma conexão do problema do paciente com alguma outra especialidade que ele não estudou, que é a função do dentista clínico geral. Bem preparado, quando o caso lhe solicita, o clínico geral saberá encaminhar o paciente para o especialista adequado.

Quais os tratamentos mais realizados pelo Clínico Geral?

Dentre os tratamentos mais realizados pelo dentista clínico geral estão: Pequenas restaurações e limpeza oral, remoção de tártaro e cáries, fluorterapia, aplicações de selante, procedimentos de urgência.

É também responsabilidade do clínico geral fornecer orientação acerca da correta higiene oral e do controle de placa, através de procedimentos educativos e preventivos.

Dependendo da necessidade, é o dentista clínico geral quem encaminha o paciente para o dentista especialista em outras áreas da odontologia, dando continuidade ao tratamento bucal.